SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução

Petição Pública “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução” ultrapassa já as duas mil assinaturas e já está registada e aceite pelo Serviço de Petições da Assembleia da República.

É necessário, agora, ultrapassar o número necessário de assinaturas, para que a mesma seja debatida pelo Plenário da Assembleia da República pois, apesar dos estudos favoráveis à indispensável variante ferroviária que deverá ligar a Linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja, na posse da Infraestruturas de Portugal IP, a verdade é que os projetos de execução da mesma não estão contemplados nos investimentos previstos nem no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos até 2030 nem no PRR  -Plano de Recuperação e Resiliência.

O mesmo se passa com a necessidade urgente de modernização e eletrificação do troço ferroviário entre Beja e Funcheira/Ourique para permitir patamares mais elevados de velocidade (200-230 km/hora) a exemplo do previsto para Casa Branca-Beja. Encontrando-se desativado, as obras neste troço poderão ser realizadas sem interrupções e mesmo em várias frentes.

Beneficiando o Alentejo do facto de ainda ser considerado  território do Objetivo 1, o que lhe permite beneficiar de apoios da UE a fundo perdido, iguais ou superiores a 80% ( em cada milhão de euros o Estado só tem que financiar 200 mil euros ou mesmo menos), impõe-se avançar no imediato com o investimento em todas estas obras, fundamentais, estratégicas e comprovadamente de Interesse Nacional, como está demonstrado na “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, entregue em Agosto de 2018, às mais elevadas instâncias do Estado, Presidência da República, Assembleia da República e Governo da República, pela Plataforma Alentejo.

São investimentos pesados que, a não avançarem agora no quadro do PNI 2030 e do PRR, beneficiando assim dos 80% a fundo perdido, poderão representar amanhã prejuízos de centenas de milhões de euros, que todos teremos depois de suportar.

O País já perdeu milhões de euros por não ter avançado ainda com as obras referidas, apesar da recomendação nesse sentido do Estudo elaborado pela REFER em 2015. Urge evitar mais e maiores prejuízos, que serão inevitáveis, se o Alentejo deixar de ser objetivo 1.

A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, ciente da necessidade de levar o Plenário da Assembleia da República a reanalisar esta situação, está a enviar uma mensagem às instituições e organizações económicas, sociais, culturais e desportivas, para que informem e mobilizem as cidadãs e cidadãos que representam no sentido dos mesmo compreenderem que esta não é apenas mais uma Petição, mas a Petição que pode decidir e, por isso devem subscrever.

Pode assinar AQUI

O Gabinete de Imprensa