Município de Odemira na Revolução de Abril, 1974 – 1976

A exposição apresenta um conjunto de 20 painéis que recordam o período referente à constituição do poder local democrático, na perspetiva da evolução política do país, do Distrito de Beja e do concelho de Odemira, retratado na edição do livro com o mesmo título lançado pelo Município de Odemira por ocasião dos 40 anos da Revolução de Abril, de autoria de Constantino Piçarra.

Divide-se em três abordagens: o poder local nas vésperas de abril de 1974 / as autarquias na revolução / as eleições de 1976 e a democracia local.

 

Pelas 10h30 do dia 10 de maio, o autor desloca-se ao Colégio Nossa Senhora da Graça, em Milfontes, para participar numa tertúlia sobre esta temática dirigida a alunos e comunidade em geral.

 

Constantino Piçarra nasceu em Vila de Frades em 1958, é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em História do Século XX pela Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de História Contemporânea desta universidade.

Leia Mais

AVISO Nº 40-2024 – RESERVATÓRIO DAS BRUNHEIRAS

 

A Empresa Águas Públicas do Alentejo, vai efetuar a limpeza do reservatório das Brunheiras na terça-feira dia 30/04/2024.
Por este motivo será interrompido o fornecimento de água entre as 14:00 e ás 16:00 horas. Agradecemos antecipadamente a compreensão e colaboração e esperamos contribuir para reduzir eventuais inconvenientes decorrentes desta operação, estando certos de que os possíveis incómodos serão largamente compensados pelo nível de qualidade do serviço prestado a todos os utilizadores.

AVISO Nº 40-2024

Leia Mais

CONCURSO DE BANDA DESENHADA HOMENAGEIA PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA PORTUGAL – MACAU

O Município de Odemira, em parceria com o PNA – Plano Nacional das Artes, promove um concurso de banda desenhada para assinalar o centenário da primeira travessia aérea Portugal – Macau. O concurso, a decorrer entre abril e junho, é dirigido a alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico (1.º, 2º e 3º ciclos).

A viagem aérea que ligou pela primeira vez Portugal a Macau em 1924 é mote para o projeto que celebra a efeméride no contexto da aviação internacional, bem como o impacto que teve no povo português e na vida política da época. O concurso de banda desenhada pretende a promoção deste género literário, da expressão artística e espírito criativo dos concorrentes, contribuindo simultaneamente para a divulgação e conhecimento sobre este feito da aviação junto do público escolar.

As inscrições estão abertas para todos os alunos dos níveis de ensino referidos até dia 30 de junho e os concorrentes deverão apresentar um trabalho com o máximo de quatro pranchas originais em língua portuguesa e formato A3. Também são aceites trabalhos realizados em formato digital, sendo que cada aluno poderá concorrer com mais do que um trabalho, desde que separadamente e com pseudónimos diferentes.

As candidaturas serão analisadas por um júri, que terá como critérios a criatividade, a originalidade e a qualidade gráfica. Entre as propostas a concurso, serão atribuídos prémios monetários às melhores obras por cada nível de ensino e todos os alunos receberão um diploma de participação. Os prémios serão entregues em setembro, no decurso das atividades que encerram as comemorações do centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau.

As normas de participação encontram-se disponíveis para consulta em www.cm-odemira.pt/p/centenario_viagemaerea

Leia Mais

Exposição / Debate “Município de Odemira na Revolução de Abril, 1974 – 1976”

Está patente até ao dia 17 de maio entre as 10h00 e as 18h00, no Salão da Capela do Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, a exposição “Município de Odemira na Revolução de Abril, 1974 – 1976”, de autoria de Constantino Piçarra, licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em História do Século XX pela Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de História Contemporânea da mesma universidade.

(mais…)

Leia Mais