Odemira Promove Semana Gastronómica do Polvo

De 9 a 17 de abril, o Município de Odemira promove uma Semana Gastronómica do Polvo, uma iniciativa que  conta com a adesão de 15 restaurantes do concelho, nas localidades de Longueira/Almograve, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. O Polvo do Sudoeste pode ser degustado como ingrediente principal, em diversas formas de confeção, nos espaços aderentes.

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes João da Longueira e Sabores e Mar (Longueira/Almograve), O Tarro e O Escondidinho do Poço (Odemira), Pátio Alentejano, 100 Espinhas, Restaurante Oásis, HS Milfontes  – Restaurante Panorâmico, Porto das Barcas, Tasca do Celso, A Fateixa e o Alento (Vila Nova de Milfontes), Sacas, Marisqueira – Cervejaria o “I” e Costa Alentejana (Zambujeira do Mar).

Polvo à bulhão-pato, à pescador,  à lagareiro, frito, panado,  grelhado, assado no forno, ensopado de polvo, feijoada, cataplana, em filetes ou ainda na tradicional salada de polvo, são algumas das formas em que poderá degustar esta iguaria da nossa costa.

Esta iniciativa visa valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas. A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados.