ODEMIRA INICIA VOTAÇÃO EM 42 PROPOSTAS PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Durante o mês de novembro decorrerá a votação nas 42 propostas apresentadas pela população (podem ser consultadas neste documento) para a 10ª edição do Orçamento Participativo do Município de Odemira (OP), sendo 13 referentes ao OP Municipal e 29 propostas dos processos das Freguesias. Após a análise técnica, a lista final a votação contem 42 propostas das 57 iniciais apresentadas pela população.

Este ano, o processo municipal do OP é temático, sendo exclusivamente dedicado ao Ambiente e Alterações Climáticas, uma decisão tomada para potencializar a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.

A votação decorrerá em simultâneo para o OP Municipal e para o OP Freguesias. Devido à pandemia, este ano a votação decorre de duas formas: através de SMS (gratuito) e online. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

Para a votação gratuita através de SMS, para o OP Municipal e para o OP das Freguesias, basta enviar mensagem para o número 4902 com o texto:

ODM, espaço, Pxx (inserir nº da proposta OP Municipal), espaço, Pxx (inserir nº da proposta OP Freguesias), espaço, Nº BI/CC DATA DE NASCIMENTO (anomêsdia), espaço, ACEITO.

A votação online ser pode concretizada através da página www.op.cm-odemira.pt a plataforma online do processo de OP de Odemira, que congrega toda a informação desde a primeira edição.

Para apoio ao processo do Orçamento Participativo, foi criada a Linha Direta OP (283 320 938), a funcionar de segunda a sexta-feira, em horário laboral.

O OP Municipal tem o valor global de 300 mil euros, dividido em 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes.

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia “Odemira Participa” do Município de Odemira que tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho. Numa lógica “Odemira Concelho 100% OP”, decorrem em simultâneo os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 Freguesias.