Heráldica
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 19/06/1996
Brasão – Escudo de prata, semeado de fontes heráldicas de azul e prata e, brocante, uma cruz da Ordem de Santiago, de vermelho; planície ondeada de ouro, perfilada de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: ” VILA NOVA DE MILFONTES “.
Bandeira – Esquartelada de azul e branco.
Selo – nos tempos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Milfontes- Odemira”.
Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto.
Geografia
Vila Nova de Milfontes é um dos destinos de férias mais procurados da região. As praias são o seu principal ponto de atracção turística, a juntar, cada vez mais, às límpidas águas do rio Mira, que aqui se abre num magnífico estuário. Fundada em 1486 por D. João II, pela conveniência económica e defensiva de existir uma povoação na foz do rio, Vila Nova de Milfontes beneficiou até meados do séc. XX de importância estratégica e funcionou como porto de abrigo. A partir da década de 70, iniciou um novo ciclo na sua história. As excelentes condições naturais da região têm motivado a intensa procura turística e um invulgar crescimento da vila. O seu casario, branco e azul, estende-se até ao rio Mira, cujo imenso estuário é um ecossistema notável e equilibrado. Junto ao rio, o pequeno porto de pesca mantém a tradicional actividade de Milfontes. Daqui é possível atravessar por barco até à outra margem ou navegar rio acima até Odemira. Pesca desportiva, mergulho, passeios a cavalo e BTT são apenas alguns exemplos do que Milfontes tem para oferecer aos mais aventureiros. Recomendável é também uma visita à igreja matriz e às capelas de São Sebastião e de Santo António da Cela. Igualmente interessante é um passeio pela zona privilegiada de Barbacã, junto da qual se encontra o Forte de São Clemente, edificação filipina do início do séc. XVII e também conhecido por castelo – hoje oferece serviços de alojamento.
História
Esta é das freguesias mais antigas do concelho e, talvez, a mais conhecida. Fundada por decreto real de D. João II em 1486, Vila Nova de Milfontes foi concelho, agregado posteriormente a Odemira, por altura das reformas administrativas do século XIX. A vila cresceu junto da foz do rio Mira, desenvolvendo-se a partir do porto flúvio-marítimo, tendo durante vários séculos constituído mesmo um anteporto de Odemira.
A vila teve durante séculos uma história atribulada, perante os perigos vindos do mar: a pirataria e o corso. Episódio de registo foi em 1590, quando um poderoso ataque de corsários destruiu a povoação.
Perante a necessidade de segurança da vila e da navegação, foi construído o forte de São Clemente, entre 1599 e 1602, no tempo do rei D. Filipe II.
Vila Nova de Milfontes está ligada ao grande feito da aviação portuguesa que foi a primeira travessia área entre Portugal e Macau, realizada por Brito Paes e Sarmento Beires. Foi a 7 de abril de 1924 que os pilotos partiram do Campo dos Coitos, junto a Milfontes, rumo ao Oriente. Em homenagem aos aviadores e ao seu feito histórico, foi erguido na Praça da Barbacã, junto ao forte, um monumento que recorda a heroica viagem. Note-se que o Comandante Brito Paes era natural do concelho, mais concretamente de Colos.
Património
Praia da Franquia e Praia do Farol
São as principais praias de Vila Nova de Milfontes. Situam-se em plena foz do Mira, na margem norte do rio.
Estas praias são conhecidas pela fraca ondulação e acesso fácil, cativando quer famílias com crianças quer os amantes dos desportos aquáticos.
A vigilância das praias são da responsabilidades dos concessionários.
A Praia da Franquia – Infra-estruturas de apoio:
- balneários públicos (sanitários e duche);
- estacionamento;
- aluguer de canoas;
- posto de primeiros socorros: assistência prestada pelos nadadores-salvadores e no posto de atendimento da Cruz Vermelha.
Praia do Farol – Infra-estruturas de apoio:
- Estacionamento;
- Posto de primeiros socorros: assistência prestada pelos nadadores-salvadores e no posto de atendimento da Cruz Vermelha.
Praia do Malhão
É uma das praias favoritas de muitos turistas que passam férias em Vila Nova de Milfontes. Localiza-se a cerca de 5 km a norte desta vila e beneficia de um parque de campismo, nas proximidades. É uma praia vigiada e com óptimas condições para a prática de surf e bodyboard.
Infra-estruturas de apoio:
- Estacionamento;
- Posto de primeiros socorros: assistência prestada pelos nadadores-salvadores.
Ermida de São Sebastião – Vila Nova de Milfontes
Antiga ermida de construção maneirista popular que está actualmente integrada no perímetro da Vila, remonta a meados do séc. XVI. Está edificada, provavelmente, sobre uma antiga construção castrense de carácter militar.
Forte de São Clemente
Erguido em posição dominante sobre a vila piscatória, na margem direita da foz do rio Mira, tinha a função de protecção do seu porto e o acesso a Odemira das incursões de piratas oriundos do Norte d’África.
Características
O forte, de planta poligonal, aproximadamente quadrangular, foi erguido no estilo maneirista, com o baluarte voltado para a foz do rio.
Nas plantas mais antigas do forte, o ângulo deste baluarte figura arredondado, mas após a campanha de obras desenvolvida por volta de 1693, ficou em aresta viva. Apresentava duas plataformas desniveladas, com outras tantas baterias, atirando à barbeta.
Pelo lado de terra, a Norte e a Leste, abre-se um terrapleno lajeado guarnecido com canhoneiras, com cerca de 35 metros de lado.
No troço Leste da muralha rasga-se o Portão de Armas, em arco de volta perfeita, encimado pela pedra de armas com escudo e coroa fechada, simplificada. Esta porta é defendida, além de um fosso, por um simples ressalto na muralha, formando um ângulo flanqueante, sem baluartes. Este fosso era transporto por uma ponte levadiça. A entrada, pelo lado interno, abre-se para um corredor, onde se encontram o Corpo da Guarda e o chamado rastilho, uma grade que interrompia o acesso dos invasores ao interior.
Os dois pavimentos comportavam, o superior, a Casa de Comando (coberta primitivamente por um terraço para mosqueteiros, mais tarde substituído por um telhado) e, o inferior, quartéis de tropa e armazéns. As demais dependências, inclusive a Capela, situavam-se na praça baixa, junto ao terrapleno.
O forte era cercado, a Norte e a Leste, por um fosso inundado, limitado no exterior por uma contra-escarpa, percorrida por uma estrada coberta, acessível a partir do fosso por uma hoje desaparecida escada de pedra. O muro que hoje rodeia o fosso do castelo e que forma os miradouros da barbacã é o que resta dessa primitiva defesa exterior.
Pelo exterior, destaca-se o friso das janelas em arco que arremata o muro da praça baixa e particulariza a silhueta do forte vista pelo Sul ou pelo Oeste. Recentemente, foi construída uma réplica de um cubelo na praça alta, pelo lado Norte, ocultando um depósito de água, construído contemporaneamente para sanar deficiências no abastecimento. No interior da praça, também contemporaneamente, a área habitável foi sendo ampliada pela escavação do terrapleno e ligação deste ao fosso por uma pequena porta, bem como pela ampliação das edificações na praça alta.
Igreja Matriz
Igreja de Nossa Senhora da Graça (Vila Nova de Milfontes)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça de Vila Nova de Milfontes data do início do séc. XVI. Pertenceu à Ordem de Santiago da Espada cuja cruz está gravada na porta principal.
A igreja primitiva dataria possivelmente de finais do séc. XV época a que remonta a pia de água benta que ainda hoje permanece no seu interior. Objecto de muitas destruições e reconstruções ao longo do tempo, quer por ter sido abalada pelos sismos que ocorreram no país em 1531, quer, mais tarde, por ter sido destruída por piratas mouriscos, foi sendo alterada ao longo dos séculos. A torre sineira data já do final do séc. XIX.
Actualmente a igreja mantém pouco da sua traça inicial sendo de destacar a fachada e o arco do Altar-mor pouco atingidos pela modernização da última intervenção que sofreu em 1959. A procissão fluvial que se realiza a 15 de Agosto tem saída da Matriz onde estão guardados os santos que acompanham a procissão: S. Sebastião e Nª Sr.ª da Graça.
Igreja Nova
Vila Nova de Milfontes tem uma Igreja Nova desde o dia 26 de Agosto do ano 2000. Inaugurada no Ano Jubilar do nascimento de Cristo. O vitral interior representa precisamente o nascimento de Jesus Cristo. No frontispício destaca-se o logótipo do Ano Jubilar com a inscrição latina “Jubilaeum A.D. 2000”.
A Igreja foi dedicada a Nª Senhora de Fátima porque na Diocese de Beja, onde se situa V.N. de Milfontes, não havia nenhuma Igreja Paroquial a Ela dedicada.
Porto de Pesca do Portinho do Canal
Para além do velho forte, construído em 1602, um dos Ex-líbris de Milfontes é sem dúvida o seu porto de pesca, “O portinho do Canal”. À chegada, antes de descer ao porto pode aproveitar o miradouro junto ao estacionamento e desfrutar de uma ampla vista sobre o mar, uma oportunidade cheia de cor e luz. Também pode optar pelas horas do indescritível pôr do sol.
A restauração da vila e em geral de todo o litoral do concelho precisam de uma actividade reforçada nos portos e em especial no Canal, pois do pescado vive muita da procura turística da região.
Personalidades
António Jacinto da Silva Brito Pais (Colos, 15/07/1884 – 22/02/1934)
Militar e aviador. Nasceu em Colos, em 1884, e faleceu em Fevereiro de 1934, em consequência de um acidente de aviação. Em 1907 ingressou na Escola do Exército, onde cursou infantaria.
Serviu no Batalhão de Caçadores 5 e na Companhia de Niassa, de onde regressou em 1912 por motivos de doença. Combateu com a Infantaria 15 do CEP, sendo condecorado com a Cruz de Guerra, Torre e Espada e Legião de Honra Francesa.
No final da Grande Guerra foi colocado no comando da Esquadrilha de Bombardeamento e Observação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação “Republica”. Em 1920, juntamente com Sarmento Beires, tentou fazer a ligação aérea à Madeira.
Em 1924, com Sarmento Beires e Manuel Gouveia, faz a primeira viagem aérea Portugal-Macau, no avião “Pátria”, que descolou de Vila Nova de Milfontes.
Custódio Brás Pacheco
Político, jornalista e dirigente associativo
Nasceu em 1828, em Vila Nova de Milfontes, e faleceu em 1883, em Lisboa;
Operário da indústria tabaqueira em Lisboa;
Em 1878, foi candidato pelo Partido Republicano às eleições;
Em 1879 fundou e foi redactor principal do jornal A Voz do Operário, que mais tarde deu origem à Sociedade A Voz do Operário (actual Sociedade de Instrução e Beneficência “A Voz do Operário”);
Fundou ou colaborou com as seguintes associações:
– Centro Promotor dos Melhoramentos das Classes Laboriosas;
– Associação Fraternidade Operária;
– Associação de Socorros Mútuos União Fraternal dos Operários da Fabricação dos Tabacos (da qual foi director durante alguns anos).
António Mantas
Viveu entre 1875 e 1939. Foi deputado republicano. Fez de Vila Nova de Milfontes a sua terra adoptiva, e aqui morreu em 1939. Casou com Aurora Prado, filha de um proprietário e industrial de Odemira, tendo herdado a casa de Milfontes, onde viveu. Durante mais de uma década pugnou, principalmente nos jornais, pelos interesses de Milfontes, em particular pela melhoria da navegabilidade da barra e do rio, por onde os navios escoavam, na altura, grande parte dos produtos da região.
Associações
Associação Cultural, Desportiva, e Recreativa das Brunheiras
A Associação Cultural, Desportiva, e Recreativa das Brunheiras é uma associação sem fins lucrativos que foi criada em oito de Março de 1986, fruto da vontade de um grupo de moradores da zona. Um longo caminho tem sido percorrido, muita gente tem passado pela direcção desta associação, viveram-se altos e baixos mas sempre ficou o espírito de solidariedade e associativismo em prol da cultura, do desporto, e da animação da comunidade.
Hoje o número de membros da direcção está mais reduzido mas as actividades mantêm-se com a igual vontade da comunidade e a ajuda fundamental da Câmara Municipal de Odemira e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes. Saliente-se que é de especial relevo e de toda a importância a parceria feita com a Taipa (projecto Simetrias) que muito ajudou a dinamizar esta associação e a comunidade envolvente.
Neste momento assegura-se a existência de um Gabinete de Apoio á Comunidade (que inclui utilização de computadores, espaço Net, encaminhamento geral, trocas de roupas, etc.), Grupo de Teatro (os Gatos Pingados), Grupo Federado de Petanca, Caminhadas semanais, Ateliês de manualidades semanais, Bailes mensais, Apoio nos mercados (serviço de bar), Festividades como o 25 de Abril e o Natal, e ainda apoio á recém-criada Associação de Moradores das Brunheiras, Galeado, Foros da Pereira, Pereirinha e Aldeia Bogaga.
Brunheiras, 7645-023 Vila Nova de Milfontes
+351 283 998 112
acdrbrunheiras@sapo.pt
Associação Foz do Mira
A Associação Foz do Mira foi fundada em 2003 por um grupo de bodyboarders, surfistas, kitesurfers e algumas pessoas locais.
Esta associação tem como objectivos principais a preservação do meio ambiente, a divulgação do surf, kitesurf e bodyboard junto das camadas mais jovens. Hoje em dia a Associação Foz do Mira conta com 70 sócios que participam nas actividades anuais.
No plano de actividades anual constam as limpezas de praia, a organização de campeonatos de surf e bodyboard, convívios, festas, acções de formação e a escola de surf de Milfontes que serve os jovens do concelho durante todo o ano.
Rua António Mantas, 267645-303 Vila Nova de Milfontes
+351 914 732 652 | +351 969 483 334
Casa do povo
A Associação da Casa do Povo de Milfontes é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve algumas actividades, tais como:
- Pesca de competição;
- Ginástica de Manutenção;
- Hip-Hop;
- Rancho Folclórico.
No entanto também disponibiliza as suas instalações ao Grupo Coral de Milfontes.
Rua da Casa do Povo, 7645-243 Vila Nova de Milfontes
Clube Desportivo Praia de Milfontes
O Clube Desportivo foi Fundado em 15 de Julho de 1977. Possui sede própria com:
- Sala de Jogos;
- Gabinete da Direcção;
- Snack-Bar;
- Salão de Festas.
O Clube Desportivo tem um corpo de 4 treinadores, 1 massagista, 1 médico e 1 roupeiro.
Rua D. Luís Castro e Almeida, 7645-276 Vila Nova de Milfontes
+351 283 997 128
cdpmilfontes.dpt.futebolsenior@gmail.com
CNLA – Clube Náutico do Litoral Alentejano
O CNLA – Clube Náutico do Litoral AlentejanoFundado a 7 de maio de 2014, é formado por um grupo de pessoas que ambicionam o desenvolvimento da modalidade de Canoagem na região do Litoral Alentejano.
Este grupo de pessoas considerou oportuno o aparecimento de uma estrutura organizada, em colaboração com as várias entidades locais e da região, que disponibilize a toda a população, as condições necessárias e adequadas para o desenvolvimento da prática da modalidade em todas as suas vertentes.
Pretende desenvolver nos jovens, através da prática desportiva e recreativa, um crescimento saudável, uma coesão social e uma afirmação responsável de cidadania, através da socialização, convívio e espírito de equipa, usufruindo dos recursos naturais à disposição na região.
No seu primeiro ano de competição, o CNLA finalizou a época de 2015 num excelente 22.º lugar do Ranking Nacional de Clubes, num total de 72 clubes.
Neste momento, conta com mais de uma centena de associados e com cerca de 50 atletas federados, dos 7 aos 45 anos.
Clube Náutico de Milfontes
Clube Náutico Milfontes teve origem em 1989, a partir de um grupo de amigos que gostava de canoagem e que se juntava para remar. Em 1990 foi fundado como Clube Náutico “O Colégio” tendo em conta sua ligação ao Colégio de Nossa Senhora da Graça, onde funcionava como actividade extra-curricular e como parte integrante do Desporto para Todos e onde estavam situadas as suas instalações. Só mais tarde, em 1996, após se ter separado fisicamente do Colégio, passou a denominar-se Clube Náutico Milfontes.
Por este clube passaram centenas de atletas que ali se formaram, tanto enquanto desportistas como enquanto cidadãos, tendo, atualmente mais de sete dezenas de praticantes no ativo. É um clube desportivo que promove a atividade da canoagem nas suas várias vertentes e que constitui, para associados e atletas, um espaço de prática desportiva competitiva e de lazer, mas também como um espaço de integração e realização pessoal, contando também com a integração de paratletas nas suas camadas.
O Clube Náutico Milfontes assume cada vez mais um papel de destaque a nível desportivo regional e nacional sendo frequente, ano após ano, contar com vários campeões regionais, campeões nacionais e atletas representantes da Seleção Nacional, onde se incluiu uma atleta pré-selecionada para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
Na última época desportiva, 2015, ficou classificado na 8ª posição do Ranking Nacional, num universo de 65 clubes, que participaram nas diversas provas que constituem o Campeonato Nacional. Esta brilhante posição reflete a consolidação do trabalho de excelência que tem vindo a ser realizado ao longo dos anos em prol da modalidade, das pessoas e do concelho de Odemira e da freguesia de Vila Nova de Milfontes.
Quinta do Velho, lote 1-B, 7645-304 Vila Nova de Milfontes
+351 283 998 406 | Francisco Aires
+351 283 998 406
clubenauticomilfontes@hotmail.com
cnmilfontes.pt
facebook.com/cnmilfontes
Grupo Coral de Milfontes
Fundado a 13 de Dezembro de 1986 por pescadores, pastores, agricultores, funcionários públicos e reformados, o grupo coral começou com uma formação inicial de cerca de 25 elementos, todos do Baixo Alentejo.
A primeira sede foi nas instalações da Junta de Freguesia. Actualmente o grupo dispõe de um espaço próprio, na Casa do Povo da vila, onde decorrem semanalmente (nas noites de sexta-feira) as reuniões do grupo para ensaiar as modas e para tomarem todas as decisões relativamente à sua actividade.
Casa do Povo, 7645-243 Vila Nova de Milfontes
+351 283 996 327
+351 926 669 132 | +351 960 326 766 (António Loução)
Motor Clube de Milfontes
A Associação Motor Clube de Milfontes é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve algumas actividades, tais como:
- Passeios Todo-o-Terreno;
- Passeios Moto turismo;
- Encontro Motard Anual;
- Outras actividades relacionadas com o tema “Motor”.
Urbanização dos Alagoachos, Lote 72, 7645-012 Vila Nova de Milfontes
+351 918 090 724 | +351 918 092 519
vnm.motorclub@gmail.com
Associação de Pais do Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins-de-Infância de Vila Nova de Milfontes e São Luís
Rua Artur Horta, 7645-224 Vila Nova de Milfontes
associacaopaismilfontesesluis@gmail.com
Associação de Reformados e Idosos de Vila Nova de Milfontes