Rastreio do Cancro da Mama no Concelho de Odemira

Entre 28 de setembro e 7 de dezembro

O concelho de Odemira vai receber uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama, totalmente gratuita, que se inicia no próximo dia 28 de setembro e decorre até ao dia 7 de dezembro, através da unidade móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio do Município de Odemira.

O Rastreio é destinado às mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos e realiza-se de de segunda a sexta-feira, entre as 8.00 e as 18.30 horas.

Esta ação insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objetivos primordiais a redução da letalidade da doença.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, surgem em Portugal 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença. Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes. A deteção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para pacientes e familiares, pelo que o Município de Odemira se associa a esta iniciativa indutora de práticas preventivas conducentes a estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

Calendário do rastreio no concelho de Odemira:

• Sabóia, Pavilhão da Junta, 28 setembro a 3 outubro
  • S. Teotónio, Extensão do Centro de Saúde, 4 a 20 outubro