Oficina na Escola

Oficina na Escola pretende valorizar o artesanato e os produtos locais, assim como actividades que permitam usar as mãos e desligar os ecrãs.

Em 2020 a antiga escola primária da Ribeira da Azenha (V.N. Milfontes, Odemira) deu lugar a um Centro de Promoção e Valorização dos Produtos Locais e Artesanato: é agora um ponto de venda de artesanato local, em parceria com a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, uma oficina de cerâmica e um espaço para workshops, aulas de yoga, um coro e pequenos eventos.
Tem sido uma nova vida para um edifício que marcou muitas vidas – as de todos os que aí andaram na escola desde 1957 e, mais tarde, como sede/armazém de uma antiga companhia de teatro.

A Oficina na Escola funciona então em várias vertentes:
Integra um ponto de venda de artesanato local, com uma selecção de artigos feitos à mão por artesãos de Odemira e não só.
Dinamiza Oficinas Pontuais e/ou Intensivas de cerâmica, que são formações básicas de iniciação à cerâmica manual, calendarizadas (consultar Facebook e Instagram) ou por marcação.
Tem a “Oficina Livre” que se destina a pessoas que já têm noções básicas ou querem começar a fazer cerâmica e pretendem ter uma prática regular de criação livre, em pequenos grupos e em vários horários durante a semana.
Trata-se de um espaço que acolhe ainda workshops de actividades manuais e aulas de yoga ou canto.
Como muitos projectos, também a Oficina na Escola foi obrigada a fechar portas várias vezes devido à pandemia de Covid 19, mas aposta agora num calendário de actividades presenciais, com pequenos grupos.

 

Pode consultar AQUI o programa