Informação à População

O processo de alteração do nome do antigo Largo do Rossio para Largo Dr. António Martins Quaresma, iniciou-se com a proposta ao Município, pela Comissão de Toponímia de Vila Nova de Milfontes, no dia 23/05/2019, tendo sido aprovada pelo mesmo em Reunião de Câmara do dia 21/06/2021.

Relativamente à justificação para esta proposta de alteração toponímica, a referida ata contém o seguinte texto:

”De seguida o Presidente referiu que, por preferir as homenagens em vida, e pela enorme relevância para Milfontes e para o Concelho de Odemira do Dr. António Martins Quaresma, tendo o mesmo também sido homenageado recentemente pelo Município de Odemira com a Medalha de Mérito Municipal, e sugeriu que fosse alterado o nome do “Largo do Rossio” para “Largo Dr. António Martins Quaresma”. O local escolhido para esta homenagem foi este largo pelo facto do Dr. Quaresma ter nascido na casa ali situada, onde é hoje o Bar Azul.

Esta sugestão foi bastante acarinhada pelos restantes membros da Comissão de Toponímia, que partilharam das opiniões apresentadas pelo Presidente, e foi aprovada por unanimidade.”.

Em termos históricos, o Largo em causa teve várias designações, conforme o próprio Dr. Quaresma descreve na seguinte análise:

“ Do Rossio, em Vila Nova de Milfontes

1. A designação “Rossio” (ou “Rocio”) aplicou-se a espaços de transição entre o “urbano” e o “rural”. Com se vê na planta de Milfontes, com data de 1790, ficava fora do casario, mas contíguo a ele. Abrangia o actual largo e os quarteirões que hoje o limitam, lindando com a igreja.

2. No princípio do século XX, esse espaço já, em boa parte, tinha sido ocupado por casas, deixando no meio um largo de forma trapezoidal, como chegou aos nossos dias. Entretanto, foi aberto um poço, num dos lados.

3. Na década de 1930, o espaço recebeu o nome oficial de Largo Marechal Carmona, que permaneceu até ao 25 de Abril. Contudo, ao mesmo tempo, usava-se a designação de “Praça”, pois a antiga praça, que se realizava próximo do castelo, mudou-se para aqui. Simultaneamente, a população também passou a chamar-lhe Largo da Estação ou Largo do Correio, por aqui ter sido aberta a estação. Enquanto isto, a designação Rossio praticamente caiu em desuso. Largo Marechal Carmona, Largo do Correio, Praça – as principais designações que durante largos anos conviveram no mesmo local.

4. Já depois da democracia, a autarquia recuperou o nome Rossio, sob a forma Largo do Rossio, para o que contribuíram decisivamente os estudos de história local então efectuados e publicados.”

Embora estes processos tenham alguns constrangimentos para os moradores porque têm que alterar a morada da sua documentação (não existindo no entanto custos legais associados), parece-nos que a homenagem a este Ilustre entre nós, mais do que se justifica pois conhecemos boa parte da nossa história graças ao seu trabalho de investigação e escrita, sendo uma personalidade bastante reconhecida na sua área, e que deixa um enorme legado para as gerações vindouras no que diz respeito à nossa história local.

A Junta de Freguesia irá prestar a ajuda possível para tentar minorar os constrangimentos causados.

O Presidente da Junta,
Francisco Lampreia.

Partilhar: